Blog UP! Consertos

Celular travando? Veja 4 dicas para melhorar o desempenho do seu aparelho.

Celular travando

É previsível que, após dois anos de uso, em média, um aparelho comece a apresentar sinais de lentidão e travamento, afinal, a vida útil dos celulares diminuiu. 

 

Um aparelho que já carrega um certo tempo de uso, tende a ficar mais lento porque as atualizações do sistema operacional passam a ser projetadas para modelos mais novos. Isso faz com que aparelhos mais antigos precisem trabalhar mais, deixando o sistema mais lento.

 

O armazenamento também pode estar entre as razões da lentidão de um smartphone. Com o passar do tempo, acumulamos mais fotos, vídeos e arquivos em geral, o que deixa o sistema mais pesado. 

 

Aplicativos também estão entre os maiores consumidores de memória, pois muitos ficam rodando em segundo plano o dia todo, além de também receberem atualizações constantes.

 

Vários fatores são responsáveis por uma piora na performance de um smartphone e a troca por um modelo mais novo torna-se, eventualmente, necessária. 

 

No entanto, se seu smartphone ainda está em boas condições de uso, existem algumas dicas que podem ajudar a melhorar a velocidade e desempenho do seu aparelho. 

 

Veja a seguir alguns cuidados que podem ajudar:

 

  1. Atualização do sistema

Manter o sistema sempre atualizado é uma forma de evitar travamentos, pois as atualizações geralmente melhoram a segurança e eficiência do sistema. 

 

É importante lembrar que nem sempre as atualizações serão mais pesadas e, se o seu aparelho mostra alguma atualização pendente, é porque o fabricante confia que ele pode suportá-la. Atualize sempre seu aparelho,

até onde for possível.

 

  1. Limpar a memória

Ficar de olho no armazenamento do celular pode evitar dores de cabeça. O próprio aparelho pode avisar quando a falta de espaço está atrapalhando o sistema, mas para se precaver contra lentidão e travamentos, faça uma limpa periódica em fotos, vídeos e arquivos diversos. 

 

Não esqueça de limpar também a memória cache, que é uma memória de acesso rápido, usada pelo processador para deixar o sistema mais responsivo, mas que acaba ocupando muito espaço com o tempo.

 

Você pode utilizar outras formas de armazenamento, como transferir documentos, fotos e vídeos para o computador, por exemplo. Também é possível usar os serviços do Google Fotos, Dropbox e OneDrive.

 

  1. Armazenamento do WhatsApp

O WhatsApp é, sem dúvida, um dos aplicativos por onde recebemos mais arquivos. São fotos, vídeos, documentos, figurinhas, além de toneladas de conversas todos os dias. 

 

Por isso, delete grupos que não estão sendo mais utilizados, arquive conversas importantes e exclua aquelas que já se encerraram.

 

Se existem fotos e vídeos que precisam ser salvos, armazene em algum dos serviços mencionados acima e elimine tudo aquilo que não precisar.

 

  1. Exclua aplicativos que não estiver utilizando

Como já comentado, alguns aplicativos são pesados e podem rodar em segundo plano durante todo o dia. 

 

Portanto, exclua todos os aplicativos que não estiver usando. Isso vai deixar o aparelho mais leve e com um melhor desempenho.

 

Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta abaixo! Nossa equipe ficará feliz em responder.

Compartilhe esse post: