Blog UP! Consertos

Entenda o por que de higienizar o ar condicionado

O ar condicionado é um item que traz um ótimo conforto térmico principalmente em dias quentes, no entanto, muitas pessoas se esquecem da importância de manter o aparelho limpo e higienizado. A falta de higienização pode trazer diversos prejuízos para a saúde das pessoas, entenda nesse tópico o por que de higienizar o seu ar condicionado!

 

Devido ao acúmulo de poeira, sujeira e até mesmo bactérias e fungos, o ar condicionado pode se tornar um grande vilão para a saúde, quando o aparelho está sujo, o ar que é expelido contém partículas que podem causar alergias, crises respiratórias, além de ser um veículo para doenças respiratórias infecciosas.

Por isso, é imprescindível que a higienização do ar condicionado seja realizada com frequência. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a recomendação é que a limpeza seja feita a cada seis meses em residências e a cada três meses em ambientes comerciais.

 

Quem limpa o Ar Condicionado?

A limpeza do ar condicionado deve ser realizada por profissionais autorizados, que irão desmontar o aparelho e limpar todas as peças com produtos específicos. A manutenção preventiva do ar condicionado também é importante para garantir o bom funcionamento do aparelho e prolongar sua vida útil.

Além disso, algumas medidas simples podem ser tomadas para manter o ar condicionado mais limpo e saudável, iremos lhe explicar abaixo as manutenções que profissionais autorizados realizam no ar condicionado.

 

Limpeza e higienização dos Filtros

Não conseguimos ver a olho nú as bactérias, fungos e sujeira, mas elas estão presentes em nosso ar, o filtro é quem literalmente filtra todos esses microorganismos antes que eles cheguem até o seu nariz, quando os filtros estão sujos, não conseguem realizar essa tarefa de forma eficiente, o que pode comprometer a qualidade do ar que respiramos, além de que, o filtro sujo reduz a eficiência do ar condicionado, fazendo com que ele precise trabalhar mais para alcançar a temperatura desejada resultando em um maior consumo de energia elétrica e, consequentemente, em um aumento na conta de luz.

 

Limpeza da Serpentina

A limpeza das serpentinas do ar condicionado é outra ação fundamental para garantir o bom funcionamento do equipamento e a qualidade do ar que respiramos. Veja abaixo algumas das principais importâncias dessa limpeza:

  1. Melhora a eficiência do equipamento: as serpentinas do ar condicionado são responsáveis por trocar calor com o ar, de modo que o ar frio possa ser liberado para o ambiente. Quando as serpentinas estão sujas, a troca de calor é prejudicada, fazendo com que o equipamento trabalhe mais para atingir a temperatura desejada.
  2. Previne problemas de saúde: as serpentinas do ar condicionado podem acumular poeira, sujeira, mofo e bactérias, que são liberados para o ar que respiramos. Esses contaminantes podem provocar problemas respiratórios, alergias e doenças como sinusite, rinite e asma, especialmente em pessoas mais sensíveis.
  3. Prolonga a vida útil do equipamento: a sujeira acumulada nas serpentinas pode danificar o sistema de refrigeração do ar condicionado, causando avarias em outras peças do equipamento e reduzindo sua vida útil. Com a limpeza regular das serpentinas, é possível evitar esses danos e prolongar a vida útil do aparelho.

 

Verificação de Dreno

A verificação do dreno no ar condicionado é um procedimento importante para garantir o bom funcionamento e a eficiência do sistema de ar condicionado. O dreno é responsável por remover a umidade do ar que é condensada durante o processo de refrigeração, evitando que essa umidade se acumule no sistema e cause danos ou mau cheiro.

Quando o dreno não é verificado regularmente, pode haver o acúmulo de sujeira, detritos ou outras obstruções no sistema, o que pode causar o entupimento do dreno e o refluxo da água condensada para o interior do ambiente, levando danos ao sistema, como vazamentos de água, além de criar um ambiente propício para a proliferação de mofo, bactérias e outros agentes patogênicos que podem ser prejudiciais à saúde.

Por isso, é importante que a verificação do dreno seja realizada regularmente por um profissional autorizado em manutenção de ar condicionado Samsung.

 

Realize o serviço de Higienização do seu Ar Condicionado com quem entende!

Nós da Up, somos mestres em higienizar ar condicionado Samsung, realize o serviço clicando aqui!

 

 

Compartilhe esse post: