Blog UP! Consertos

Posso deixar o meu celular carregando a noite toda?

Posso deixar o meu celular carregando a noite toda

Há um tempo atrás era comum ouvir que deixar o celular carregando mesmo após a bateria estar completa poderia prejudicar a durabilidade dela, mas com a evolução e mudança da tecnologia muita coisa mudou e isso hoje é apenas um mito. No entanto, há algumas informações importantes que você deve saber para não acabar prejudicando o seu aparelho eletrônico sem querer.

Ao contrário do que muitos acreditam, deixar o smartphone conectado no carregador não diminui a vida útil da bateria, pois eles deixam de receber energia quando alcançam 100% da carga. Todavia, uma maneira de prolongar a durabilidade da bateria é mantê-la entre 40% a 80%, uma vez que o lítio se desgasta mais quando alcança os extremos. Ou seja, o problema não é completar a carga, mas na contagem do ciclo, quando oscila muito entre 0% a 100%.

Outro mito muito difundido entre as pessoas é que desconectar o celular do carregador antes da carga estar completa teria algum impacto no aparelho, além de não prejudicá-lo, as chances de haver uma explosão são muito remotas. Além disso, sua bateria não ficará viciada, sendo que isso acontecia com mais frequência no passado, quando elas eram feitas de materiais como níquel e cádmio. 

Uma dica importante é usar o carregador original, pois ele é o modelo ideal para o seu eletrônico e foi feito para funcionar em conjunto, portanto, é mais seguro e pode ser deixado na tomada ainda que não esteja carregando o celular no momento. Porém, há carregadores genéricos, não oficiais, que cumprem o papel de dar carga à bateria e não a estragam, mas normalmente o desempenho tende a ser inferior aos originais, demorando mais tempo para completar a bateria. Mas fique atento, pois se eles forem falsificados, devem ser evitados, tendo em vista que descumprem as normas de segurança, colocando em risco tanto o celular, quanto a vida do usuário.

Acontece que, assim como outras tecnologias, as baterias do celular tem um ciclo de vida e com o decorrer do tempo a capacidade de armazenar carga vai diminuindo, mas é essencial você saber que isso geralmente não acontece antes de mil cargas. Inclusive, há estudos que informam ser necessário no mínimo 10 mil cargas para que se denotem os primeiros efeitos. Dessa forma, não há com o que se preocupar quanto a deixar seu celular na tomada por mais tempo, sem problema nenhum. 

A única medida que se deve tomar com precaução, é a observação do carregador que você irá utilizar. Busque sempre por modelos indicados por especialistas e/ou pelas próprias fabricantes para que não afete a sua durabilidade, capacidade e, consequentemente, a vida útil.

Compartilhe esse post: