Blog UP! Consertos

Sua bateria está “viciada”?

Bateria viciada

Entenda como surgiu esse mito e o que você pode, de fato, fazer para melhorar a vida útil da sua bateria.

Uma das razões que levam as pessoas a trocar de celular é o desempenho da bateria. Ter que recarregar o aparelho frequentemente pode dificultar a rotina, principalmente de quem usa o smartphone para trabalhar.

Assim como o próprio aparelho, a bateria possui uma vida útil e, com o passar dos anos, começa a perder capacidade. Porém, o que muitas pessoas talvez não saibam, é que os smartphones modernos possuem recursos que ajudam a preservar a vida útil da bateria, o que não acontecia nos aparelhos antigos. 

Sua bateria não vicia!

Primeiramente, precisamos lembrar que as antigas baterias eram feitas de níquel-cadmo, e costumavam sofrer do chamado “efeito memória”, que diminuía o desempenho a cada carga, deixando a bateria “viciada”.

Porém, as baterias dos smartphones modernos são feitas de íons de lítio, e não mais de níquel-cadmo. As novas baterias não são capazes de memorizar quando receberam a última carga e não têm sua vida útil influenciada pelo tempo que o aparelho passa conectado ao carregador, por exemplo.

Portanto, sua bateria não está viciada, mas pode estar sofrendo de problemas comuns relacionados a vida útil.

 

Vida útil das baterias modernas.

As baterias de íons de lítio dominaram o mercado a cerca de doze anos e estão sendo constantemente aperfeiçoadas. Além dos smartphones, elas estão presentes em notebooks, câmeras digitais e outros aparelhos.

Apesar de não sofrerem do antigo “efeito memória”, estão suscetíveis à perda de capacidade ao longo dos anos. Estima-se que a vida útil de uma bateria moderna gire em torno de três anos, dependendo dos hábitos de uso do aparelho.

Veja a seguir, dicas para melhorar a vida útil da sua bateria:

Use carregadores originais

Os equipamentos originais como o carregador original Samsung tipo C   e o carregador original Motorola tipo C vêm com o padrão de voltagem e amperagem compatíveis com o aparelho. Isso ajuda a preservar a integridade e vida útil da bateria, weiss casino.

Caso não possua o carregador da mesma marca do celular, apenas assegure o uso de um equipamento original e evite carregadores sem marca. 

Fuja do superaquecimento

O frio excessivo é um inimigo da bateria, mas o calor é, sem dúvida, o maior vilão. Evite deixar o aparelho exposto ao sol, ou às altas temperaturas, como em ambientes muito abafados. 

Usar o celular quando está carregando também pode aumentar a temperatura do aparelho, principalmente jogos e aplicativos mais pesados. Evite também, deixar o aparelho carregando sobre a cama ou almofadas e prefira superfícies mais frias. 

Não deixe chegar a 0%

Quando o aparelho descarrega totalmente, o sistema de dados sofre estresse e gera alertas para o sistema de energia. Tente manter o nível da bateria entre 20% e 80%.

Ative modos de bateria inteligente

Os aparelhos modernos vêm com um modo inteligente de economia de bateria. Esses recursos modificam o uso da unidade central de processamento para diferentes apps, brilho da tela, notificações e várias outras opções para reduzir o consumo de energia.

Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta abaixo! Nossa equipe ficará feliz em responder.

Compartilhe esse post: