Blog UP! Consertos

Manutenção de celular: os 3 problemas mais comuns dos aparelhos

Manutenção de celular: os 3 problemas mais comuns dos aparelhos

O celular se tornou um item quase vital no cotidiano das pessoas. Necessários não somente para a comunicação, os aparelhos fazem parte também, de atividades relacionadas ao trabalho e estudos de boa parte da população. Por esse motivo, as empresas têm investido em atualizações, novas funções e melhor design, tudo para deixar os dispositivos mais úteis e atraentes às necessidades atuais.

 

No entanto, com as novas tecnologias, podem surgir também novos problemas técnicos. Quando isso ocorre, é importante levar o aparelho a uma assistência técnica especializada, onde ele será avaliado e as soluções para o problema serão sugeridas. Muitas vezes, é necessário fazer a troca da peça danificada ou atualizar o sistema operacional. 

 

Pensando nisso, falaremos no post de hoje sobre os 3 defeitos mais comuns que levam os celulares à manutenção e como identificá-los. Acompanhe o artigo!

 

Principais defeitos que levam o celular à manutenção

 

Todos os aparelhos são compostos de diferentes elementos, que precisam funcionar em perfeita sintonia para que o dispositivo opere com máximo desempenho. Porém, os celulares são feitos de uma parte lógica, que envolve o sistema operacional e uma parte física, que envolve as peças.

 

Assim, os problemas técnicos podem estar relacionados aos componentes físicos, ou à parte operacional. Em alguns casos, é possível que o defeito envolva ambos, pois alguns problemas operacionais podem refletir no desempenho de partes físicas, como é o caso da bateria, por exemplo. 

 

Seja qual for o cenário, é importante lembrar que os problemas técnicos podem ser muito variados e também estão ligados a fatores como marca e modelo do aparelho.

 

No entanto, de acordo com as assistências técnicas, os problemas mais comuns nos aparelhos são 3, e envolvem justamente a bateria, a performance e a tela do dispositivo. Vamos entender um pouco mais sobre cada um destes problemas:

 

  1. Bateria

 

Com a crescente utilização de dispositivos, vem crescendo também o número de problemas relacionados à energia desses aparelhos. Um dos principais, é a redução da duração da bateria, que pode ser causada por diversos fatores, como temperatura elevada, uso intensivo ou até mesmo pelo tempo de recarga. É importante estar atento a esses problemas para que os aparelhos não fiquem inoperantes em momentos importantes.

 

Além disso, as baterias têm uma vida útil que é difícil prever, pois isso depende do aparelho, modelo, da bateria em si e do uso do dispositivo. Porém, sabe-se que após um ano de uso, já ocorre uma queda para pelo menos 80% da capacidade inicial. Veja como melhorar a vida útil da bateria aqui.

No entanto, qualquer pessoa pode comprar uma nova bateria em uma loja especializada ou até pela Internet, tomando apenas o cuidado de verificar o modelo de bateria usado em seu aparelho. Por outro lado, é importante consultar uma assistência técnica para evitar danos ao celular.

Por fim, o usuário também deve refletir se essa troca vale a pena. Isso porque, quando esses problemas existem, pode ser um sinal de que o dispositivo já não comporta as atualizações do sistema operacional e talvez seja mais vantajoso adquirir um aparelho mais moderno.

 

  1. Lentidão do sistema

 

Problemas com lentidão acontecem, geralmente, após algum tempo de uso, por conta da constante instalação, atualização e remoção de aplicativos. É importante lembrar que a quantidade de aplicativos que podem ser instalados e usados simultaneamente é limitada e diferente para cada modelo. 

Além disso, normalmente os aplicativos ficam mais pesados a cada atualização. Com isso, um aparelho mais antigo começa a ter dificuldades para executar os aplicativos atuais.

Outro fator que diminui a performance do dispositivo, é que frequentemente, ao se instalar e remover aplicativos, eles deixam resíduos no sistema, como arquivos temporários, por exemplo.

Nesse o caso, é possível realizar alguns procedimentos de limpeza de cache e utilizar aplicativos de limpeza de celular. Se o problema persistir, pode ser feito um reset (voltar à configuração de fábrica). Veja mais sobre lentidão do celular neste artigo.

 

  1. Problemas com a tela

 

Este é considerado o componente mais sensível do celular. Seus casos de manutenção geralmente envolvem quedas ou pancadas que acabam trincando, ou até quebrando a tela.

O usuário deve tomar medidas de proteção, como o uso de capas e películas protetoras e ter cuidados ao manusear o aparelho. No entanto, acidentes acontecem, e em alguns casos, nem os acessórios protetores conseguem evitar o pior. 

Nesse caso, a opção é procurar uma assistência técnica autorizada que possa realizar a troca da tela. Porém, o custo de uma troca de tela pode ser alto, às vezes atingindo mais da metade do preço de um aparelho novo, principalmente nos smartphones mais modernos. Por isso, nem sempre compensa realizar essa manutenção. Veja se vale a pena trocar a tela do seu celular aqui.

Faça a manutenção do celular em uma assistência autorizada

 

Seja qual for o problema do seu aparelho, é fundamental que o conserto seja feito em uma assistência autorizada. Isso garante o uso de peças originais, profissionais treinados e maior ética e sigilo em relação aos seus dados.

 

Na Up! Consertos você conta com serviços especializados em consertos de celular com garantia de qualidade. Faça uma visita a uma de nossas lojas ou entre em contato através do WhatsApp (11) 99855-2651.

 

Este artigo foi útil? Deixe um comentário!

 

 

Compartilhe esse post: